sábado

PRÊMIO DE PROGRAMA INFANTIL

Capitalismo Precoce...
Esses "dias pra trás" (como diz uma ídola minha), estava em casa sábado pela manhã, zapeando canais da tv e parei num programa infantil, onde a criança liga, participa da brincadeira competindo com outra, e quem vence, escolhe o prêmio em uma roleta cheia de opções: boneca, bicicleta, patins, video game, 1.000,00 reais... Opa! 1.000,00 reais? Caramba vou ligar pra participar desta roleta.

No meu tempo a gincana começava na tentativa do telefonema, era praticamente impossível ligar, eu mesmo nunca consegui, o máximo que acontecia era ouvir a voz do Bozo numa gravação dizendo: "Ahhh! Que peninha. Não foi desta vez, mas continue tentando amiguinho". Uma felicidade ouvir a mensagem, enchia o coraçãozinho de esperança.
Era a deixa pra ficar esfolando o dedo no disco do aparelho telefônico pré-histórico, deixando a linha ocupada por vários minutos. Impedindo que alguém entrasse em contato. Porque naquela época o telefone era usado para situações emergenciais. Era caro. Só de pensar em tirar o fone do gancho a telesp já estava contabilizando.
Tudo isso pra tentar ganhar o tão sonhado Atari, uma bicicleta bmx, aquele jogo de tabuleiro 1000 jogos em um (ludo, dama, xadrez...) ou uma boneca que abria e fechava os olhos de verdade.

Hoje, a criança nem levanta da cama, passa a mão no seu celular, faz a ligação com sucesso à 30 centavos. Pra tentar a sorte da roleta cair em 1.000,00 reais. E, se cair no vídeo game (última geração), dá pra escutar um decepcionado: "AAhhhh!"

Nenhum comentário: